Nokia 5800 EAP+TTLS+debrand

Olá a todos!
Já há algum tempo, tenho reparado que por vezes me vêm perguntar como é que consegui “colocar” o EAP+TTLS a funcionar no Nokia 5800, se este não existe! (?). A resposta é relativamente simples…

Nas versões mais antigas. i.e., anteriores à V40, esse protocolo não está implementado. Uma solução possível será o upgrade para esta versão.
No entanto, caso o telefone esteja bloqueado a uma operadora qualquer, muitas vezes a disponibilização de novas firmwares está condicionada tanto pelos operadores como pelos fabricantes dos telefones.

O texto que se segue está publicado apenas com propósitos educacionais!

    Não me responsabilizo por quaisquer danos causados a telefones, computadores, informação perdida, problemas legais, ou qualquer outra coisa, caso seja tido em conta o procedimento que a seguir se descreve.
    Proceda por sua conta e risco apenas se aceita estes termos!

    Como quase tudo nas tecnologias, existe uma espécie de workaround para se poder instalar as novas firmwares oficiais da Nokia. No entanto, aviso que isto poderá invalidar a garantia do telefone!
    Se mesmo assim o leitor quiser arriscar, o procedimento é simples, apesar de ser necessário compreender o conceito de código de produto:

    Tal como outros fabricantes, a Nokia introduz em todos os seus telefones o Product Code. A Nokia com este nome, a Sony Ericsson com outro, e assim por diante.
    Ao contrário do que o leitor poderá julgar, não se trata de nada relacionado com desbloqueio de telefones. Para o que nos interessa agora, trata-se apenas da forma como a Nokia identifica que versão de firmware será instalada nos diversos telefones, através do Nokia Software Update. Este código é, por sua vez, dependente da região e operador onde o telefone foi comprado.

    A solução para instalar a firmware oficial da Nokia passa pela alteração do código de produto para o código de produto que nos interessa para instalar a versão mais recente, neste caso, a v40.

    Como falar é fácil, e não sei se me posso meter em problemas se descrever o procedimento, deixo ao cargo do leitor o árduo trabalho de utilizar estas pistas que deixo para conseguir alcançar o seu objectivo (instalar firmware oficial da Nokia). Existem vários fóruns, e alguns em português que descrevem com detalhe como alterar o código de produto dos telefones. Para isso, convém não esquecer que o “Google é nosso amigo”! :)

    Um bem-haja! (261)

/ March 10, 2010 / Uncategorized

Leave a Reply

Your email address will not be published / Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>